Grajaú se mantem fora da lista das principais cidades com focos de incêndio.

Diferente dos demais anos, em que a cidade de Grajaú lidera entre as principais cidades com focos de incêndio em todo o Brasil, principalmente nos meses de agosto a novembro, a mesma teve registros modestos comparada com dados de outros anos, no mesmo período, de acordo com dados do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

O resultado positivo deve – se a intensa consciencização realizadas pelo Ministério Público, Instituições Governamentais e a Iniciativa Privada através da campanha “Queimadas: o fogo pega, a vida acaba” que teve inicio em 2012, e a ação das Brigadas de Incêndio que fazem um belíssimo trabalho na contenção e prevenção de focos de incêndio em todo o território do município.

O Maranhão registrou 378 focos de queimadas durante o mês de setembro. Desta forma, o estado ocupa o primeiro lugar no ranking divulgado nesta sexta-feira (28) seguido pelos estados do Piauí com 317 e Bahia com 173 focos.

Entre as dez cidades do Brasil que mais registraram focos de queimadas no mês de setembro, o Maranhão possui quatro municípios na lista. Alto Parnaíba localizado a 875 km de São Luís, liderou o ranking com 24 focos registrados, seguidos por Buriti Bravo com 22, Pastos Bons com 21 e São Francisco do Maranhão com 18.

Ainda de acordo com o Inpe, de maio a setembro deste ano o estado contabilizou 3.073 focos de queimadas, ocupando o sexto lugar no ranking. Os estados de Mato Grosso que registrou 6.503 focos, Rondônia com 5.946, Amazonas com 4.801, Pará com 4.651 e Acre com 4.299 ocupam as cinco primeiras posições, já Sergipe é o último colocado tendo registrado apenas dois focos.

Por: Wlyssys Yguana, com informações de (INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e G1 – Maranhão)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *